Imagina a seguinte situação: seu filho adolescente perde total interesse pelos estudos e resolve que vai abandonar a escola. O que fazer? Essa história aconteceu com David Gilmour, autor do livro. David não obriga o filho a continuar os estudos, não exige a formação acadêmica e burocrática do menino, mas exige sua formação moral, exige o desenvolvimento do caráter e a formação de opinião.

David faz a seguinte proposta para Jesse: “Quer largar os estudos? Tudo bem, mas em troca terá que assistir 3 filmes por semana comigo.” Algum adolescente desgostoso com os estudos não iria preferir 3 filmes por semana ao invés de frequentar a sala de aula? O que parece ser uma grande folga para Jesse, torna – se uma incrível troca de intimidade e experiências entre pai e filho.

A grande questão aqui não é um pai displicente e inconsequente, ao contrário. David é um pai desesperado, que se questiona mil vezes sobre a decisão tomada, mas vendo que a escolha do filho já é vencida, ele tenta resgatar o que pode de educação para o menino, buscando uma maneira para que os dois se aproximem e através do diálogo ele possa passar para Jesse valores imprescindíveis sobre vida, morte, drogas, garotas, etc.

David conta com a ajuda de Hitchcock, Copolla, Fellini, Roman Polanski, Tarantino, Kubrick, Woody Allen e tantos outros… Como é bom vê – los comentar de filmes que vimos e amamos, e é desesperadora a vontade que temos de correr para assistirmos a todos os filmes citados que ainda não vimos. Um deleite para apaixonados por livros, cinema e relações humanas.

Ficha técnica

Autor: David Gilmour
Editora: Intrínseca
Primeira publicação: Setembro de 2007

Marcélli Oliveira

Marcélli Oliveira é atriz e autora. É formada em Teoria Teatral pela Unirio e atualmente trabalha como roteirista do novo Zorra da TV Globo. Como autora teatral escreveu as peças “Casório” e “Às Terças.” Marcélli é apaixonada por teatro, cinema e livros, e irá colaborar com esse blog expondo um pouco das suas vivências culturais.
Marcélli Oliveira

Últimos posts por Marcélli Oliveira (exibir todos)