Em 2015 assisti no Teatro São Pedro em Porto Alegre, um espetáculo da Cia. Dos à Deux, chamado “Irmãos de Sangue”. A peça sem uma única palavra dita, intrigava a plateia desavisada, que se entreolhava e comentava: “Eles não vão falar nada?” “Não tem fala?”

Não, a peça não tinha fala, mas falava muito, falava tudo! Os mesmos que se entreolhavam no início, aplaudiam de pé, emocionadíssimos, ao final, porque é isso que a Cia. Dos à Deux causa, uma emoção sem fim. Foi a primeira vez que os assisti e sabia que os “perseguiria” para sempre, a partir dali.

Então corri para o CCBB RJ, onde está em cartaz o novo espetáculo dessa maravilhosa Companhia francesa, radicada no Brasil, formada pela dupla Artur Luanda Ribeiro e André Curti. O novo trabalho fala de amor, novamente sem falas, no sentido literal, mas novamente falando tudo, de forma poética, delicada e linda!

Três poemas sobre o amor são retratados com gestos precisos, músicas belíssimas e com a ajuda de bonecos e de uma cenografia que impressionam.

Os três gritos de amor silenciosos são chamados: “Louise e a velha mãe”, “O muro” e “Amor em Tempos de Guerra” (meu preferido). A peça é lúdica e ao mesmo tempo tão real, tão potente. É tão bonito ver que em momentos tão conturbados, com tanta poluição sonora e tantas “respostas para tudo”, o silêncio, o olhar e o gesto possam impactar tanto!

Assistir a um espetáculo dessa Companhia é OBRIGATÓRIO! Fiquem ligados porque eles vão percorrer alguns estados do Brasil já no início de 2017 (segue agenda abaixo).

Peça Gritos Blog cultural Teatro Dicas de peças em cartaz Melhores peças em cartaz Cinema Carina Sacchelli

Cena do espetáculo “Gritos”.

Ficha técnica

Concepção, dramaturgia, cenografia e direção: Artur Luanda Ribeiro e André Curti.
Criação de objetos/ bonecos: Bruno Dante e Natasha Belova
Criação musical: Beto Lemos

Temporadas de 2017

CCBB Rio de Janeiro – 17/11 a 16/01
CCBB Brasília – 08/02 a 19/02 e 02/03 a 05/03
CCBB São Paulo – 10/03 a 24/04
CCBB Belo Horizonte – 04/05 a 12/06

Marcélli Oliveira

Marcélli Oliveira é atriz e autora. É formada em Teoria Teatral pela Unirio e atualmente trabalha como roteirista do novo Zorra da TV Globo. Como autora teatral escreveu as peças “Casório” e “Às Terças.” Marcélli é apaixonada por teatro, cinema e livros, e irá colaborar com esse blog expondo um pouco das suas vivências culturais.
Marcélli Oliveira

Últimos posts por Marcélli Oliveira (exibir todos)