Assisti no Teatro Laura Alvim, no Rio de Janeiro a peça infantil “Em Casa”. Em pouquíssimos minutos de espetáculo, já percebemos que se trata de um trabalho diferenciado (no melhor sentido da palavra). A atriz Lorrana Mousinho e o ator Leandro Fernandes não emitem diálogos durante a peça, pelo menos não de maneira convencional. Da boca dos atores não ouvimos uma história, mas nos corpos, a vemos claramente, ludicamente, lindamente contada.

Fui ao teatro acompanhada por duas crianças, uma de 10 meses, que ia ao teatro pela primeira vez, e uma de 3 anos. A de 10 meses não piscava! Olhava tudo de forma atenta, ria e balançava seu corpinho com a deliciosa trilha sonora da peça. Olhava vidrada e esticava as mãozinhas minúsculas, como se aquele espetáculo estivesse sendo destino exclusivamente à ela. A outra de 3 anos, estranhando a falta de fala no palco, falava então para nós ao seu lado, perguntando mil coisas, o tempo inteiro. É engraçado como desde pequenos já nos sentimos pouco confortáveis com o silêncio! E é tão bonito ver, contemplar, deixar-se invadir pela poesia do gesto e pela força das ações. E Lorrana e Leandro fazem isso de maneira fortemente expressiva.

A direção de Bruno Paiva é de extrema coragem. O silêncio causa desconforto? Ok, então ao invés de tirá-lo, vamos nos habituar com ele. Já disse certa vez Will Eno em um de seus textos: “Poderiam haver menos palavras na nossa língua. Existem tantas, e pra quê?”

Ao final da peça, algumas crianças saem do teatro conversando com seus pais através de gestos, tentando explorar o mundo de formas mais diversas. Afinal um mundo inteiro habita dentro da cabeça de todos nós, crianças de todas as idades, sem que precisemos emitir uma palavra sequer.

Peças em cartaz, Teatro infantil, Rio de janeiro, Blog cultural, Teatro, São Paulo, Melhores peças em cartaz

O poder dos gestos.

Melhores peças em cartaz, Teatro infantil, Peça "Em casa", blog cultural, Carina Sacchelli, Marcélli Oliveira

Cena da peça infantil “Em casa”.

FICHA TÉCNICA E SERVIÇO

Direção: Bruno Paiva
Elenco: Lorrana Mousinho e Leandro Fernandes
Luz: Thiago Monte
Figurino: Daniela Sant’Mor
Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro
Dias e Horários: Sábados e Domingos – 17:00 horas
Ingresso: R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia)

Marcélli Oliveira

Marcélli Oliveira é atriz e autora. É formada em Teoria Teatral pela Unirio e atualmente trabalha como roteirista do novo Zorra da TV Globo. Como autora teatral escreveu as peças “Casório” e “Às Terças.” Marcélli é apaixonada por teatro, cinema e livros, e irá colaborar com esse blog expondo um pouco das suas vivências culturais.
Marcélli Oliveira

Últimos posts por Marcélli Oliveira (exibir todos)