No monólogo “ Papo com o diabo”, escrito por Bruno Cavalcanti, temos um personagem icônico. Ele pode ser chamado de várias maneiras, entre elas: diabo, satanás, capeta, tinhoso, lúcifer, belzebú, anjo mau. Isso mesmo, a estrela desse monólogo hilário é o diabo.

Eduardo Martini interpreta o capeta, e com o humor negro e politicamente incorreto ( ADORO! ) ele rebate todas as acusações que recebeu durante toda sua vida e morte.

Estamos acostumados a ouvir aqueles provérbios : “Tá no inferno, abraça o capeta” ou “ Vade retro Satanás”. Nos condicionamos a culpar o diabo por todas, ou quase todas as desgraças que acontecem no mundo, e por isso ele resolve se defender, contar seu lado na história.

A direção do maravilhoso Elias Andreato nos oferece um satanás cruel, carrasco, desalmado. Eduardo Martini pinta e borda interpretando esse anti – herói. A capacidade do ator de cantar, dançar e fazer o público rir sempre me impressiona. Ele não fala o texto, ele vive o texto. Ele não interpreta o demônio, ele é o próprio. A eloquência no texto, precisão no timing de comédia e a leveza dos movimentos nos mostra a pluralidade de talentos do ator, um deslumbre.

E a comédia nos faz refletir, como toda boa comédia faz. O diabo afronta o público o tempo todo, propõe a quebra do consciente coletivo de que o “Diabo” ou a maldade está no outro e nunca em nós mesmos. Será? Será que quando apontamos um erro alheio, não estamos na verdade enxergando e reconhecendo nossa própria falha moral? Vale a pena a reflexão. 

Teatro, Peça Papo com o diabo, Eduardo Martini, Elias Andreato, Bruno Cavalcanti, Carina Sacchelli, Blog cultural

Cena da peça ” Papo com o diabo”

Ficha técnica e Serviço

Texto: Bruno Cavalcanti

Elenco: Eduardo Martini

Direção: Elias Andreato

Assist. de direção: Rapha Gama

Cenário: Fabio Jeronimo

Designer de Luz e operação: Marcus Filomenus

Figurino e visagismo: Adriana Hitomi

Designer gráfico: Oribá Soluções Criativas

Assessoria de Imprensa: Fábio Câmera

Produção: Valdir Archanjo e Bira Saide

Realização: U.S.Saide, Val Archanjo e Martini Produções

Gênero: Comédia

Duração: 60 min

Faixa etária: 12 anos

Carina Sacchelli

"Sou atriz e produtora cultural. Criei esse espaço com a ideia de compartilhar minhas impressões e dicas sobre peças, filmes, livros e séries que vi e amei. Se você é apaixonado por acting como eu, aproveite e deleite-se. Afinal de contas, toda arte deve ser transformadora, propagada e compartilhada”. Carina Sacchelli.
Carina Sacchelli

Últimos posts por Carina Sacchelli (exibir todos)